Deise Fachin (Prefeitura)
A prefeitura de Santa Maria abriu uma chamada pública para selecionar uma empresa que vai captar verbas via Lei Rouanet e coordenar a decoração natalina e a organização dos eventos do Viva o Natal deste ano. A decisão de terceirizar o serviço foi feita, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Ewerton Falk, porque a prefeitura acredita que empresas especializadas na realização desse tipo de evento têm mais condições de fazer uma programação melhor para a população e sem custos ao município.
A chamada pública ocorrerá no dia 27 de setembro, quando uma empresa será escolhida. Ela terá de apresentar um projeto de decoração do Centro e de realização de shows natalinos, conforme parâmetros mínimos previstos no edital, disponível no site da prefeitura. Só após a escolha da empresa vencedora é que será possível saber detalhes de como será o Viva o Natal.
Aneel descarta revisão de bandeira tarifária em conta de luz
A exigência mínima do edital prevê: projeto cenográfico/ornamentação alusiva ao Natal no Calçadão, Praça e Rio Branco; programação cultural de 18 de novembro a 23 de dezembro, de quinta a domingo; ações culturais em 10 bairros; tours culturais em quatro bairros; quatro desfiles temáticos culturais na Rio Branco e Saldanha Marinho; e quatro ações culturais envolvendo corais adultos e infantis.
- Queremos deixar que quem entende de eventos faça esses eventos, para que a prefeitura e a secretaria possam gastar energias naquilo que é prioridade. E, dessa forma, não vamos gastar nenhum centavo, porque quando a prefeitura organiza, ela acaba gastando - diz Falk.
CORRIDA CONTRA O TEMPO
O grande desafio dessa terceirização da organização do Viva o Natal será conseguir captar verbas via Lei Rouanet e organizar tudo a tempo, já que a programação deverá começar em 18 de novembro. O secretário Falk admite que o cronograma é bem apertado, mas que é possível captar os recursos e organizar tudo dentro do prazo, pois foi semelhante ao que ocorreu no ano passado.
O município não desembolsará nenhum centavo para pagar a empresa vencedora. A remuneração dela será um percentual do valor captado, conforme previsto pela Lei Rouanet.
Fabricante vai doar tintas para revitalização da 2ª Quadra da Bozano
O edital também prevê que parte dos material de decoração ficará com o município após o fim do evento, para evitar o que ocorreu no passado, quando decorações natalinas não puderam ser reaproveitadas porque os direitos autorais pertenciam à organizadora.
A ideia de terceirizar o Viva o Natal é interessante, mas novamente a prefeitura lança o projeto em cima da hora. Tomara que dê certo, mas se não der tempo de captar tanta verba, a programação acabará sendo menor. Esperamos que, em 2019, a escolha da empresa organizadora ocorra mais cedo, para haver um planejamento melhor e mais tempo para tocar o projeto.